O que é o Pró-Formação?

O Pró-Formação oferece instrumentos para a capacitação profissional, desenvolvendo as competências técnicas e humanas necessárias para permitir ao jovem se tornar o protagonista de seu projeto de vida. Busca estimular a continuidade da educação (é obrigatório estar cursando ou ter concluído o ensino médio), desenvolver conhecimentos gerais e especializados e fortalecer os conceitos de valor, ética, colaboração e pró-atividade, necessários à vida em sociedade.

A metodologia participativa é realizada em dois módulos, o básico e o específico, além de oficinas de apoio profissional. Os alunos integram os conteúdos do curso à realidade do trabalho através de estágios nas empresas parceiras. Ao final, o jovem é orientado e acompanhado em seu primeiro trabalho durante um ano após o término do curso.

 

QUAIS SÃO OS CURSOS OFERECIDOS?

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
HOTELARIA
BARTENDER
ATENDIMENTO EM CINEMAS
ATENDIMENTO EM RESTAURANTES
TÉCNICAS COMERCIAIS E VENDAS
TURISMO E HOSPITALIDADE

QUAL O PÚBLICO ATENDIDO?

Atendemos jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 15 anos e 6 meses a 29 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou com o Ensino Médio concluído, com renda familiar de até 3 salários mínimos ou 1 salário mínimo per capita.

QUAL A ESTRUTURA DO MÓDULOS?

MÓDULO BÁSICO

Desenvolve conteúdos ligados à ampliação do universo cultural e social do jovem. Seu principal objetivo é equipar o jovem para a melhor resolução de problemas superação de desafios, frisando sempre a valorização do trabalho e a importância da educação formal. As aulas são baseadas nos conceitos de responsabilidade, ética e trabalho em equipe. Seus eixos de trabalho são: Comunicação, Raciocínio Lógico, Cidadania, Valores, Mercado de Trabalho, Qualidade de Vida, Formação e Informação e Atividades Culturais.

MÓDULO ESPECÍFICO

Desenvolve os conteúdos da capacitação profissional em: Assistente Administrativo, Atendimento em Cinema, Hotelaria, Tecnologia da Informação, Web Design, Telemarketing, Atendimento em Restaurante e Técnicas Comerciais – de acordo com a opção do jovem pelo curso.

Muitas dessas oficinas são oferecidas com o apoio de parcerias técnicas com empresas parceiras que disponibilizam materiais e/ou profissionais.

OFICINAS DE APOIO PROFISSIONAL

Essas oficinas têm por objetivo sensibilizar os jovens quanto às posturas, atitudes e exigências da vida profissional em seu aspecto social. Também oferecem conhecimentos básicos necessários ao trabalhador contemporâneo. As oficinas são: Apresentação Pessoal, Relações Interpessoais no Trabalho, Atendimento ao Cliente, Empreendedorismo, Procedimentos Administrativos, Informática Básica.

PRIMEIRO EMPREGO

Semestralmente os jovens que terminam os cursos profissionalizantes são pré-selecionados, orientados e encaminhados às entrevistas na busca do primeiro emprego. Os encaminhamentos acontecem diariamente atendendo à demanda das empresas parceiras. Para cada vaga oferecida, de 3 a 5 jovens candidatos são encaminhados, apresentando uma inserção de cerca de 60% no primeiro emprego.

ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIOS

Os jovens inseridos em estágios profissionais são regularmente acompanhados pelo Instituto GMK através de orientações via telefone, pessoalmente e com visitas periódicas às empresas onde trabalham. Desse modo podemos avaliar o grau de satisfação das empresas e dos estagiários e desenvolver estratégias para melhorar os resultados, o que nos leva a um alto índice de efetivação ao término dos estágios.

ONDE ESTUDAR?

Clique aqui